Uma das grandes dúvidas que temos é como fazer a higiene do nosso menino?? Eu como nunca tinha trocado uma fralda imaginem como eu me senti?? Rsss

Mas não é um bicho de 7 cabeças e com o tempo vamos ficando craque. Já que vamos trocar muuuitas fraldas pela frente. Quem me ensinou a trocar a primeira fralda foi a enfermeira da maternidade onde o Benício nasceu, na teoria deu certo… já na prática foi um pouco complicado. Por isso fiz algumas dicas:

– Lave bem as mãos.

– Antes de trocar o bebê já pegue tudo o que você vai utilizar para não deixá-lo sozinho (fralda, pomada, água morna, lenço umedecido…).

– Quando tirar a fralda, segure ela por alguns segundos sobre a pele do bebê pois é só tirar que eles fazem xixi.

– Se tiver coco, limpe bem com lencinho umedecido e se preferir lave o bumbum também. Quando o Benício faz muito coco eu prefiro dar uma limpada com lencinho e depois eu lavo para ficar bem limpinho.

– Passe o lencinho pelo abdomen, umbigo, dobrinhas, coxas, testículos e debaixo do pênis, para não ficar nenhum resquício de xixi pois a urina se espalha por toda a parte.

– Se o seu filho tiver fimose, não faça movimentos forçando a pelinha. Isso é melhor fazer durante o banho. Veja no post onde falamos sobre a fimose.

– Limpe também sempre o ânus e o bumbum.

– Quando a pele estiver bem sequinha passe uma camada generosa da pomada contra assaduras sobre o pênis, ao redor dos testículos, ânus, bumbum e virilha.

É muito importante manter as partes íntimas bem higienizadas para evitar possíveis infecções.

Com o tempo eles vão querendo fazer a higiene sozinhos, podemos deixar sim… mas sempre de olho até termos certeza de que estão “independentes” para isso.