Curiosas para saber como serão os próximos 9 meses de suas vidas? Como sabemos a gravidez é dividida em 3 trimestres, abaixo vamos mostrar de forma bem resumida como é cada um deles e como o nosso corpo se transforma.

Primeiro Trimestre

São os 3 meses mais difíceis para a futura mamãe, são muitas mudanças que a gestação provoca no corpo da mamãe. È o período em que ocorre a maioria das malformações, o que geralmente resulta no chamados abortos espontâneos. É uma fase bem desconfortável, marcada por sintomas como cansaço, náuseas e vômitos, sonolência, desejo frequente em urinar, e ainda, sentimentos de repulsa ou desejo em relação a certos alimentos.

É caracterizado pelo desenvolvimento do embrião, no final dos três primeiros meses o bebê já tem o seu corpo definido, passando a denominar-se feto, com a cabeça bem delineada e com as suas pálpebras formando-se.

Na gravidez do Benício esses 3 primeiros meses foram tranquilos, só tive um pouco de náuseas… mas deu para tirar de letra.

Segundo Trimestre

É o período onde vamos descobrir o sexo do bebê.

Também é um período de mudanças no corpo da mamãe, a barriguinha já começa aparecer e é quando a mulher sente que está realmente grávida. O ganho de peso começa a se acentuar nessa fase e as estrias podem aparecer. Por isso, devem ser utilizados hidratantes específicos para evitar esses probleminhas. Vale lembrar da necessidade também do uso de filtro solar, prevenindo as manchas da gravidez, chamadas de melasmas e cloasmas.

O bebê nesta fase está praticamente todo formado e os órgãos estão agora em período de desenvolvimento e maturação. Em breve ele passará a escutar, podendo identificar e diferenciar os sons das vozes do papai e da mamãe. Ele está ganhando peso rapidamente, mas ainda tem muito espaço para se movimentar e dar piruetas dentro da bolsa amniótica. Tudo muda um pouco de lugar, inclusive estômago, coração e a coluna sofrem alterações significativas nessa fase. Nessa fase também vamos começar a sentir o nosso bebê se mexer e vamos começar a andar igual uma pata…rss

Terceiro Trimestre

A reta final!!!

Neste período é quando temos um maior aumento do volume abdominal, pois é quando o bebê ganha mais peso. Como mudamos a nossa postura por causa da barriga, agora começam as dores nas costas, as dificuldade para dormir e podem ocorrer uma pequena falta de ar e um pouco mais de refluxo.

Eu senti muito refluxo… portanto é importante evitar alguns alimentos que o provocam.

Tudo o que sentimos, é transmitido ao bebê.

Começam as primeiras contrações.

Próximo ao parto teremos a ruptura do tampão mucoso, uma secreção que cuida para que não entre nenhum tipo de bactérias ou infecção intra útero. Se a secreção vier acompanhada de dores ritmadas e de perda de líquido o médico deve ser consultado imediatamente.

Eu tive a perda do tampão com a saída de um pouco de sangue, fomos logo para a maternidade mas como eu ainda não tinha contrações me mandaram de volta pra casa.

Em qual fase vocês estão?

Aproveite muito a sua gravidez, cada mudança no corpo durante a gravidez pode trazer uma única sensação, por mais que possa ter outras gestações, cada uma é única e especial. Ao ver o rostinho do seu príncipe você vai perceber que cada mal estar valeu a pena.