Quando nos descobrimos grávidas logo vem a ansiedade para que as 40 semanas passem muito rápido não é mesmo? E ficamos ansiosas para sabermos o que vem pela frente, como o bebê se desenvolve a cada semana, a cada mês e a cada trimestre.

A gravidez é dividida em 3 trimestres e hoje vamos falar sobre o primeiro trimestre, que vai até a 13 semana e é o que necessita de maiores cuidados.

No primeiro trimestre eu senti muito sono, enjôo e também aumento das mamas. São os sintomas mais tradicionais e que pode causar um pouco de incomodo…. mas fique tranquila que jajá passa e você vai ver que tudo valeu a pena!!!

A barriga ainda não está aparente, mas os três primeiros meses de uma gestação são fundamentais para o desenvolvimento do bebê e o sucesso da gravidez.

Assim que sua menstruação atrasar já faça o teste de farmácia e em caso de positivo procure o seu médico para começar o pré-natal.

No final do primeiro mês, o bebê já é do tamanho de um grão de arroz. Estão se formando seu cérebro, coração, sistema nervoso e coluna vertebral.

Com dois meses de gestação, o bebê tem a cabeça bem grande, aparecem os olhos, as orelhas e a boca.

No terceiro mês, cérebro, estômago, intestinos, ossos e músculos do bebê já estão mais desenvolvidos e trabalhando em conjunto. O corpo dele está quase pronto. A partir daí, ele é chamado de feto.

Provavelmente você já conseguirá saber o sexo do seu bebê.

Você deve:

  • Começar o seu pré-natal imediatamente.
  • Suspender o uso de analgésicos e antitérmicos. Só use medicamentos recomendados pelo seu obstetra.
  • Se você tem asma, diabetes, hipertensão ou é portadora de problemas vasculares é preciso substituir ou regular as doses dos medicamentos para o controle dessas doenças.
  • Suspender o uso de cremes dermatológicos que contenham ácido retinóico na fórmula, pois causam malformações.
  • Abandonar o vício do cigarro ou, pelo menos, reduzir o consumo. Bebidas alcoólicas e outras drogas devem ser igualmente descartadas. O alerta vale também para o futuro papai.
  • Eliminar ou diminuir significativamente o consumo de cafeína, presente no café, chá preto, refrigerantes à base de cola e chocolates.
  • Conversar com o seu médico sobre a prática de atividades físicas.
  • Prevenir-se contra a toxoplasmose. Não coma carnes cruas ou malpassadas e lave muito bem frutas e verduras. Se você possuir gato, peça a outra pessoa para limpar a caixinha de areia do bichinho.
  • Alimentar-se muito bem, provavelmente o seu médico irá lhe receitar ácido fólico e vitaminas para tomar diariamente.

Preste muita atenção em todos os sintomas, pois esta fase é a mais crítica para abortos e malformações fetais. Qualquer dúvida ou anormalidade procure o seu médico.