Sempre que aparece alguma coisa em nossos bebês ficamos um pouco desesperadas né? Logo corremos para pesquisar do que se trata… quando essas brotoejas apareceram no Benício eu logo liguei para a pediatra e ela me deixou mais tranqüila, me explicou que é normal principalmente no calor e o Benício nasceu em pleno calorão.

O que são brotoejas?

Brotoeja é uma dermatite muito comum que aparecem em todas as idades, sendo mais comum em bebês/crianças e podem aparecer logo na primeira semana de vida, pois possuem os poros menores e as glândulas ainda são imaturas. É causada pela erupção das glândulas que produzem suor formando pequenas bolinhas transparentes ou vermelhas na pele.
Pode ser causada pelo calor ou também quando o bebê tem febre.

Onde aparecem?

Como a brotoeja é resultante do suor, elas aparecem com mais freqüência nas áreas que mais suam, como as dobras, tronco, pescoço, barriga, em baixo das mamas, nádegas, axilas e virilhas. Nos bebês aparecem também no rosto e na região coberta pela fralda, não confunda brotoeja com assadura.

Como evitar?

Use roupas frescas de preferência de algodão evitando tecidos sintéticos, em dias de muito calor não de banhos com a água muito quente, de vários banhos ao dia, deixe o bebê/criança em ambientes frescos e ventilados, mantenha a pela sempre bem sequinha e limpa.

Como tratar?

Fale sempre com o seu pediatra, eu utilizei água boricada e deu super certo.
Tem gente que fala que colocar maisena na água do banho ajuda a pele a ficar mais fresca e o uso de pasta d’água também ajuda eu não utilizei essas opções.

Lembre-se de consultar o seu pediatra para saber se é mesmo brotoeja que o seu pequeno tem.

bbrotoejas em bebe