Como já sabemos a saúde bucal depende de uma boa higiene desde a infância, lembrando que muitos problemas bucais já podem ser evitados ainda na gestação.

Antes mesmo dos dentinhos nascerem devemos fazer a higiene bucal utilizando gaze com água filtrada, limpando toda a boquinha, gengiva, bochechas e língua. Isso foi a recomendação da pediatra do Benício. No início não foi fácil, pois o Benício não gostava mas com o tempo ele foi se acostumando.

Quando os dentinhos começaram a nascer nós começamos a usar a dedeira sem creme dental, fazendo o mesmo procedimento da gaze para o bebê já ir acostumando com a escovação.

como_escovar_os_dentes_do_bebe

A pediatra nos orientou a utilizar a escova com creme dental sem flúor apenas quando tivessem uns 6 dentinhos, pois ficaria mais fácil a escovação. Quando começamos a utilizar a escova o Benício adorou, ele mesmo pegava a escova e já colocava na boquinha… uma graça.

É importante o uso do creme dental sem flúor, pois como os bebês não conseguem cuspir eles acabam engolindo o creme.

O cuidado com os dentes de leite é muito importante, pois são eles que guiam o nascimento saudável dos dentes permanentes. A boa higiene bucal previne o surgimento da cárie de mamadeira, causada pela falta de limpeza após as mamadas (seja de leite materno ou não) ou pelo excesso de açúcar na alimentação (mais um fator para controlarmos o consumo de açúcar). Esse tipo de cárie pode atacar todos os dentes da criança em apenas dois meses, provocando mau hálito , dificultando a mastigação e a fala.
Se observar manchas brancas e opacas nos dentes do seu baby, leve-o logo ao dentista.

Lembre-se de consultar sempre o seu pediatra ou um odontopediatra.