Oi mamães, sabemos que hoje em dia está cada vez mais difícil controlar o uso da Internet e das mídias sociais com as crianças não é mesmo?
Hoje praticamente tudo é online, diferente da nossa época, hoje as crianças já nascem imersas nesse mundo digital, que como sabemos tem efeitos negativos e positivos no desenvolvimento de cada uma. Até os projetos educativos das escolas são online.
E nós, os pais e cuidadores dessas crianças temos um papel fundamental e importante para ajuda-las a navegar nessas mídias.
Foi pensando nisso que resolvi pesquisar e compartilhar com vocês uma recente pesquisa feita pela Academia Americana de Pediatria (AAP), onde eles propõem uma “dieta” para o acesso a Internet e as mídias sociais pelas crianças.
A AAP recomenda que os pais e cuidadores desenvolvam um plano de mídia da família, que leve em conta as necessidades de saúde, educação e entretenimento de cada criança.
As famílias devem proativamente pensar sobre o uso de mídia de seus filhos e conversar com as crianças sobre isso, porque o uso demasiado de mídia pode significar que as crianças não têm tempo suficiente durante o dia para brincar, estudar, falar ou dormir, afirma Jenny Radesky.
Seguem algumas recomendações:
- Idade inferior a 18 meses, evitar o uso de produtos como vídeo- conferências de mídia de tela.
- Os pais de crianças de 18 a 24 meses de idade que querem introduzir a mídia digital deve escolher uma programação de alta qualidade, e vê-lo com seus filhos para ajudá-los a entender o que eles estão vendo.
- Para crianças de 2 a 5 anos, limite o uso de tela de 1 hora por dia de programas de alta qualidade. Os pais devem participar com as crianças para ajudá-los a entender o que eles estão vendo e aplicá-lo para o mundo em torno deles.
- Para crianças maiores de 6 anos, colocar limites sobre o tempo gasto com meios de comunicação e os tipos de mídia, e certifique-se de mídia não tome o lugar do sono, da atividade física ou refeições com a família.
- Crie momentos livres de mídia eletrônica, como refeições ou quando estiver dirigindo, para dar o exemplo aos seus filhos.
- Crie áreas da casa onde aparelhos eletrônicos não são permitidos, como por exemplo, o quarto de dormir.
- Ter uma comunicação contínua sobre cidadania e segurança on-line, incluindo a tratar os outros com respeito online e offline.
Essas regras são importantes, pois restrições radicais dificilmente se manterão e somente criarão mais curiosidade nas crianças e jovens.