Conforme o tempo vai passando vai ficando mais difícil de dormir não é mesmo? Nenhuma posição é confortável, temos falta de ar, dores nas costas e por aí vai…. mas você sabia que a grávida tem um lado certo para dormir??

A posição para a grávida dormir tem que garantir o seu conforto, visando diminuir as dores nas costas e no pescoço, além de garantir a boa circulação sanguínea, garantindo também segurança e o bom desenvolvimento para o bebê.

A grávida pode dormir de bruços até o quinto mês de gestação, sem a preocupação de “amassar o bebê”. Após o quinto mês, o mais provável é que a mulher não consiga dormir de barriga para baixo, porque a posição fica desconfortável, devido ao tamanho da barriga.

Dormir de barriga para cima não é aconselhável, especialmente no final da gravidez, porque como a barriga já está bastante grande, a mulher não conseguirá dormir bem, podendo haver dificuldade respiratória pela compressão que o bebê faz no pulmão.

 No final da gestação não é aconselhável dormir do lado direito porque essa posição comprime as artérias uterinas que nutrem o bebê, fazendo com que ele receba menos oxigênio, o que pode até mesmo, comprometer de certa forma o seu desenvolvimento.

Os médicos indicam dormir do lado esquerdo com um travesseiro no meio das pernas, essa posição  é a que proporciona melhores condições de oxigenação para o bebê, pois o sangue flui melhor pelo cordão umbilical.

No último trimestre, por causa da azia, da congestão nasal ou da falta de ar comuns nesta fase, pode ser que você prefira dormir numa posição mais sentada, cheia de travesseiros em volta. Faça como se sentir melhor, pois nada substitui uma boa noite de sono.