Nos dias de hoje, adiamos cada vez mais a maternidade não é mesmo? Por vários fatores como: carreira profissional, priorizar os estudos, estabilidade financeira, etc e cada vez mais vem aumentando o número de mulheres que engravidam depois dos 30.

Com o passar da idade vai ficando mais difícil conseguir engravidar, pois a fertilidade decai rapidamente, muito mais que para os homens.

Aos 20 anos

Do ponto de vida médico, o período dos 20 aos 30 anos é considerado o ideal para a gravidez. Afinal, é nessa fase que a fertilidade da mulher está em alta, que o corpo apresenta um risco menor de ter problemas durante a gestação e de o bebê apresentar falhas genéticas, pois os óvulos são mais novos.

A partir dos 30 anos

Dos 30 aos 35 anos, a medicina ainda considera uma época propícia para a gestação. Este também é o período que muitas mulheres consideram o melhor para a maternidade. Isso porque elas já não são mais tão jovens e não se sentem despreparadas, além do fato de ainda terem o organismo apto para gerar uma criança.

A partir dos 35 já começa a ficar mais difícil, pois tanto a qualidade quanto a quantidade de óvulos diminui bastante.

Após os 40 anos

Nesse período a mulher está muito mais amadurecida, tem uma vida estável e pode se dedicar mais à criança, tendo mais disponibilidade de tempo porque não precisa mais estudar e trabalhar como antes. Mas é preciso deixar claro que, embora seja mais ‘confortável’ deixar para engravidar nessa época por todos esses fatores, a questão da fertilidade é um problema e a mulher precisa saber que as chances de conseguir engravidar são menores, já que a qualidade e a quantidade dos óvulos vão diminuindo com o passar dos anos.

Nessa idade os cuidados devem ser redobrados. Toda gravidez aos 40 anos ou mais é considerada de risco. Além da questão da fertilidade, as chances de acontecer problemas na gestação aumentam e os principais deles são hipertensão, risco de aborto, alterações genéticas e pré-eclâmpsia. Por isso é importante acompanhar bem de perto a gestação com o seu médico.

Chances reais por faixa etária:

Dos 26 aos 30 anos    

18% por mês de tentativa

*85% engravidam em até 1 ano

 Dos 31 aos 35 anos

15% por mês de tentativa

* 80% engravidam em até 1 ano

 Dos 36 aos 40 anos

9% por mês de tentativa

*50% engravidam em até 1 ano

 Dos 41 aos 42 anos

4% por mês de tentativa

*20% engravidam em até 1 ano

 Dos 43 aos 45 anos 

0,2% por mês de tentativa

*1% engravidam em até 1 ano

Se após 1 ano tentando você ainda não conseguiu engravidar é hora de procurar um médico e fazer alguns exames, para saber se está tudo OK com você e seu marido ou se vão precisar fazer algum tipo de tratamento. Eu por exemplo, tinha ovulação tardia e só consegui engravidar depois de fazer vários exames e tomar alguns medicamentos.