Quando o bebê nasce a sua rotina se resume em: mamar, dormir e brincar não é mesmo? Com o passar dos meses o bebê passa a ficar mais horas acordado durante o dia, mas saiba que até os 3 anos é importante que a criança tire a soneca durante o dia para se desenvolver bem, ela revitaliza, relaxa e aumenta a disposição.

Um estudo recente feito pela Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, mostrou que as crianças que tiram uma soneca à tarde são mais inteligentes e têm melhor memória. Para chegar a esse resultado, a cientista Rebecca Spencer, professora de Psicologia e Neurociência analisou o comportamento de 40 pré-escolares durante um jogo da memória. Depois de brincar a primeira vez, ela deixou que eles dormissem durante 77 minutos e, depois, pediu que jogassem novamente. Na semana seguinte, as mesmas crianças foram convidadas a repetir o processo, só que desta vez os pesquisadores mantiveram as crianças acordadas. Rebecca notou que as crianças que tiraram uma soneca tiveram 10% mais precisão no jogo do que as que não cochilaram.

Normalmente as sonecas ocorrem pela manhã e no início da tarde, existem crianças que ficam irritadas quando não tiram esse soninho.

A ausência de soneca pode deixar a criança agitada, estressada, irritada e com dificuldade de dormir, o que é resultado do efeito Vulcão. O efeito Vulcão diz respeito ao estresse e irritação com que a criança fica decorrente da privação de sono, e faz com que ela, exausta, tenha mais e mais dificuldade para dormir. Ou seja, quanto mais sono, mais dificuldade ela tem para dormir, ao contrário do que pensam… isso ocorre aqui em casa com o Benício… quando ele não tira a soneca da tarde ele fica irritado e estressado…. demorando mais para dormir a noite.

O tempo e a quantidade da soneca varia de acordo com a idade, por volta dos 2 aninhos a criança passa a tirar apenas 1 soneca por dia, normalmente no período da tarde. Por volta dos 4 anos a criança começa a não ter mais necessidade da soneca e ela começa a diminuir. Lembrando que cada criança se desenvolve de um jeito e se o seu filho tem mais de 4 anos e ainda tira a soneca dele está OK… ele tem essa necessidade.

As sonecas não devem ser confundidas com o sono noturno, então deixe o ambiente mais claro, a casa não precisa estar totalmente em silêncio e a soneca não precisa ser preferencialmente no berço… isso para que a criança consiga diferenciar a soneca do sono noturno.

Não deixe que a soneca dure a tarde toda, se depois de 1 hora e meia à 2 horas a criança não acordar, comece a acordá-la lentamente, abrindo as cortinas, colocando uma música baixa e suave… para que ela não acorde de mal humor.

É importante mantermos a rotina da criança sempre que possível, mesmo fora de casa para que ela tire a soneca diária.